top of page

Guia de raças

Origem: Tibete

 

 

Nome de Origem: Shih-Tzu

 

Utilização: Companhia.

 

Classificação FCI:

 

- Grupo 09 - Cães de Companhia;

 

- Seção 5 - Cães do Tibete;

- Sem prova de trabalho.

Adapta-se facilmente ao esquema de vida dos donos. Seus passeios podem se resumir a três curtas caminhadas diárias de 15 minutos cada. É bem versátil pois se o dono quiser brincar, ele brinca. Se for descansar, trabalhar ou tiver que deixá-lo sozinho, é só deixar vários brinquedos interessantes que ele fica sossegado. 

O único trabalho extra que o dono de um Shih-Tzu vai ter é o de escovar o pêlo do seu cãozinho. Ele precisa de escovação diária para que o pêlo fique sempre brilhoso e livre dos nós indesejados. 

Uma outra característica deste cachorro inteligente e amistoso, bastante apreciada por seus donos, é a de conviver sempre muito bem com outros animais, cães, gatos, ferrets, entre outros. 

 

O Shih Tzu é uma raça que vive de 12 a 14 anos, podendo chegar até a 18 anos. Pesa entre 4,5 e 8Kg e mede até 26,7cm de altura. De orelhas grandes, caídas e bem peludas, este cão tem pelagem dupla, ou seja, pêlo e sub-pêlo. É encontrado nas cores preto/branco e dourado e castanho e branco, sendo preferida a pelagem branca.

Quanto à alimentação, esta raça exige ração seca, já que a comida úmida gruda na pelagem ao redor da boca o que torna mais difícil a sua retirada. Alguns proprietários dão complexos vitamínicos para melhorar a pelagem. 

O Shih-Tzu é um cão de porte pequeno considerado uma excelente companhia, ativo e muito alegre. A expressão do olhar é doce e amigável. Ele adora ficar no colo e tem paciência para conviver com crianças. Não gosta de ambientes muito barulhentos.

 

Shih Tzu

 

Origem: China

Nome de origem: Carlin

Utilização; Companhia

Classificação FCI: Grupo 09 - Cães de Companhia; Seçaõ 11 - Melossos de Pequeno Porte; Sem prova de trabalho

O Pug é um cãozinho de companhia e de pequeno porte que tem uma aparência deferente. É um cão quadrado e massudo mas de temperamento constante e muito brincalhão. Lealdade e inteligência não lhe faltam.

Tem um grande charme e boa disposição. Seus olhos são grandes, de formato globular; sua expressão doce e alerta. O Pug pode pesar entre seis e oito kg e medir de 25 a 28 cm de altura. 

Seu focinho é inconfundível. Simpática e sensível, esta raça também é conhecida por carlin, mops e cão holandês.

A pelagem do seu musculoso corpo é fina, lisa, macia e curta. A cor é prateado, abricó-castanho ou preto. 

Adora correr e pular sobre as pessoas, contagiando todo o ambiente.  Recebe as visitas muito animado com verdadeira empolgação. Às vezes cai num sono profundo, merecido depois de tantas gracinhas. 

Com relação às fêmeas, o cuidado deve ser redobrado quando elas forem criar. Por terem o focinho muito curto os filhotes devem nascer rapidamente para não morrerem asfixiados. Enquanto filhote um banho mensal é suficiente para garantir a limpeza. O Pug não é um cão de cheiro forte, mas as rugas do rosto devem ser limpas uma vez a cada cinco ou seis dias. Já os ouvidos devem ser limpos semanalmente com cotonetes.

Pug

Origem: Grã-Bretanha

 

Nome de Origem: Yorkshire Terrier

 

Utilização: Companhia.

 

Classificação FCI:

- Grupo 03 - Terrieres;

 

- Seção 4 - De Companhia;

- Sem prova de trabalho.

Eles são excelentes companheiros, afetuosos, e ninguém duvida que são bons cães de alarme. O Yorkshire Terrier é uma raça que se caracteriza por localizar e caçar animais em tocas, sem ajuda humana. Atentos e alegres, esses cãezinhos são independentes, autoconfiantes e estão sempre alertas. Como todo bom caçador, esta raça dá o alarme ao menor ruído estranho que perceba.

 

Possui ainda um temperamento carinhoso e afável, o que o torna um fiel companheiro. Sua coloração é azul-aço e fulvo, ou melhor, um cinza brilhante, quase preto, e um amarelo-escuro.

 

O yorkie disputa território com qualquer outro cão, ainda que seja maior do que ele já que não aprecia o convívio com outros cães. Porém, convive muito bem com crianças e por ser muito ativo adora fazer brincadeiras.

 

Ao nascer, os filhotes de Yorkshire Terrier, são pretos com um leve toque de fulvo acima dos olhos e nas pontas dos pés. A pelagem negra desaparece aos poucos e logo sua coloração torna-se azul-aço e fulvo.

 

 

É fascinante observar a transformação de cores no yorkie. Poucas raças possuem uma variação tão intensa quanto à do Yorkshire. Devido à essa metamorfose, consta que alguns criadores inexperientes sacrificaram ninhadas inteiras de yorkie por pensarem se tratar de mestiços.

Dicas

 

-Tome cuidado com o filhote pois ele costuma pular de lugares altos;

-Escove os pêlos diariamente para deixa-los livres de nós;

-Dê banho no seu animalzinho somente quando ele estiver sujo, geralmente uma vez por  semana. Uma boa escoação o manterá limpo;

-No banho, umedeça os nós com água morna e use os dedos para desembaraçá-los;       

-Lave o muco nos cantos dos olhos diariamente com algodão embebido em água boricada ou soro fisiológico. Seque bem a área. O muco pode quebrar os pêlos dessa região se não forem removidos.

Yorkshire

bottom of page